domingo, 7 de junho de 2009

Meio Ambiente


Olá! Nada mais pertinente do que, na inauguração, começarmos com o assunto da semana passada : Meio ambiente.
São preocupantes os índices que a mídia costuma nos mostrar: camada de ozônio, aquecimento global, preocupação com a preservação da fauna e da flora, a água doce....iih! enfim, toda a onda da SUSTENTABILIDADE...Quer estar na moda: SEJA SUSTENTÁAAAVEL RAPÁ!
O que a mídia não mostra é de quem é realmente a responsabilidade maior no processo: Do capital e suas garras.
Com todo desenvolvimento técnológico, falo não somente dos meios digitais, por exemplo, mas de toda a logística e desenvoltura da sociedade atual desde o século XVIII. Muito se extrai da natureza para fins mercadólogicos, a necessidade de sempre faturar, lucrar, se sobrepõe à SUSTENTABILIDADE. E a culpa é sua, é nossa né? Do povo?

"Escove os dentes com a torneira fechada, não deixe a torneira pingando, ao tomar banho abra menos o chuveiro" Poats! Vamos então aos índices: "A agropecuária é a atividade que mais consome água no mundo. Calcula-se que as plantações respondam por 69% de seu uso. A indústria utiliza 21% e o consumo doméstico responde por 10%."* E É SEU BANHO QUE É PREJUDICADO!!!

Tá na hora de reagir contra essas politicazinhas rasteiras de responsabilizar o povo por tudo que o Capital destroi!




*http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_272416.shtml




4 comentários:

  1. Ótima escolha para a estréia, abordagem para além do senso comum, está de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog!
    Pensar sobre água é pensar na vida!
    Mas quero comentar um pouquinho.
    Talvez seja bom pensar melhor sobre o conceito de capital. Entende-lo como uma relação social implica em responsabilidades daqueles que agem- nós e o mundo onde vivemos.
    Se a ciência política ensina alguma coisa bacana, acho que , sem dúvida, é que entre o mando e aobediência existem pessoas interagindo e institucionalizando coisas.Todos estão envolvidos.
    O modelo de desenvolvimento industrial foi adotado e defendido por todos durante décadas, até o século passado, inclusive por aqueles que se autodenominam "equerdas". Infelizmente muitos deles estão ai com poder e prestígio nos governos e nas academias.
    Tento pensar a gestão dos recursos hídricos como fenômeno social e político, ou seja, produzido social e historicamente.
    As hidrelétricas destróem e geram energia.Ninguém duvida.
    Até mudar a matriz energética muita coisa terá que acontecer.
    No plano micro, podemos e devemos, acredito eu, espalhar informações qualificadas e tentar mudar hábitos e modos de pensar. Num médio ou longo prazo esta mudança virá. Eu creio!

    ResponderExcluir
  3. eu tento e nem sempre consigo postar meu nome...

    ResponderExcluir
  4. outra coisa: tem um site muito legal do projeto Manuelzão, UFMG, que tem vários trabalhos, inclusive de pesquisas envolvendo alunos de CS, e que trata de questões ambientais, principalmente sobre o rio das Velhas, o maior afluente ( e poluidor) do rio São Francisco.
    outro site muito bom é do projeto de pesquisas sobre àreas úmidas da USP ( NUPAUB/USP).bjs

    ResponderExcluir