quarta-feira, 8 de setembro de 2010

TRILHAS DE UMA INFÂNCIA BEM VIVIDA

Ainda sobre o campo da minha mélodica memória, lembrei de como comecei a pegar gosto pela música. De ter uma trilha sonora pra tudo que vivo nessa vida.

Assim como os gibis que minha mãe me presenteava todos os dias, que me mostram o prazer da leitura, era justamente os discos dela, os LP's (bolachão, vinil, long play...)


Lembro da variedade de LP's que minha mãe colecionava. Tinha de 31 cm de diâmetro, 33 rpm; Tinha Ep de 17 cm de diâmetro, 45 rpm; E até de 7 polegadas ... nossa! era a minha caixinha de brinquedo preferida (além, claro, das revistas NOVA que ela tinha e que eu adoraava riscar a cara das modelos da capa)



Todas as tardes, ou quase todas, depois de fazer a "tarefinha de casa" eu sentava em frente a radiola e começava a explorar disco/disco daquela estante. Lá eu econtrava discos de cantores famosos, outros nem tanto, mas os de trilha de novela eram os que predominavam.


Desde que comecei a ficar sozinha em casa (nunca me adaptei a babás e nem elas a mim) sempre buscava algo pra me distrair depois das obrigações escolares. E digo a vocês, essa distração foi determinante em muitas coisas. Duas delas: arranhar um outro idioma (inglês) e minha paixão pela música (tendo necessidade de sempre ta ouvindo alguma coisa- boa música).





FOI DADA A LARGADA PARA O MUNDO FANTÁSTICO DE BABI SUELLEN




O que vou ouvir hoje?!




Sempre começava assim...Depois de colocar todos os discos estante a baixo (pense na disposição) dali eu pegava uns 4 e eram eles que me acompanhariam até ás horas próximas da minha mãe chegar (ela me dava umas broncas, pois nunca deixava a estante muito arrumadinha).


Os meus preferidos entre os tantos da coleção Roberto Carlos que ela tinha, os Noite Ilustrada, Os Joanas, Maria Betânia, Gal Costa, Chiclete com banana (aargh! esse eu detestava com força), enfim...eram os das novelas.



Naquela época, nunca que ia imaginar que mais uns anos pra frente eu me tornaria fã de Rock'n Roll e muito menos de Heavy Metal.


Não, não foi aos 15 anos que ouvi o meu primeiro hit do Led Zeppelin, foi no ano de 1990, quando eu tinha apenas 6 anos. O Lp era..era... Top Model Internacional e...."qual é a música?"...'Stairway to heaven'. Já imaginou uma criança de 6 anos ouvindo essa música e tentando ler, no encarte interior da capa do disco, a letra?! Sentiu a determinação do momento?! Ímpar.


Lembro que esse LP tinha (além do Zeppellin), Tina Tuner, Oingo Boingo, Gloria Stefan, Bee Gees, Milli Vanilli. Todas as musicas dessa galera ai eram as que eu mais gostava desse disco. Outra coisa que me rende na memória, sou eu riscado a contra capa, com as letras R e A as musicas que eram R (romanticas) e A (Agitadas) ehehehehehehehehe. Demais.






Outro Long Play que eu ja tinha separado num local a parte de todos os outros era o da novela Salvador da Pátria. Ambos: nacional e internacional, respectivamente com a capa estampada com a cara do Zé Wilker e o outro com o Belo traço da Maitê Proença. Nestes eu conheci e adotei como preferidas: Marisa monte com "bem que se quis", "Jade" do João Bosco, "Lua e flor" de OsWaldo Montenegro. E nesse tempo, não lembro de pensar em influências, moda musical do momento. O sinal da MTV não funcionava na minha casa. Por tanto, apenas a vitrola, e dos discos de minha mãe eram referências para meu ouvidinho pirralho. Já o internacional tinha Whitney Houston, Bom Jovi, e a que eu cantava com direito a segurar o frasco de desodorante pra dizer que era o microfone, além de colocar meus bonecos como platéia, a fofissima Debbie Gibson com "Lost In Your Eyes" adoooooooooooooooooooooooooooooooorava essa musica! Sem exageros. ;)



Ainda hoje, guardo com muito orgulho dois discos que restaram daquela coleção (visto que a moda do Cd tomou o lugar daqueles bolachões) são eles: RPM ao vivo, esse ainda do ano de 1986 oO. Repetia inumeras vezes, colocando a agulha com muito cuidado nas linhas iniciais das faixas: Revoluções por minuto, london london (e lia- ao menos tentava- a letra enqto ela tocava), Alvorada Voraz, Olhar 43, flores astrais e radio pirata. O outro disco que guardo, foi presente: este do filme Top Gun -Ases Indomáveis. Lembro que quando piveta era super fã do Tom Cruise e desse filme, minha mãe notando e já sacando que meu brinquedo predileto era com os objetos de sua distração, me comprou tal LP e até hoje o tenho emplastificadozinho no meu guarda-roupas.

A música mais ouvida: "Take my breath way"do Berlin e Danger Zone (não lembro a banda).


Enfim, pra não alongar mais esse post posso concluir que naquelas tardes em que eu comigo mesma garantia a diversão, determinei certos gostos e preferências: muitos dos meus ídolos musicais apareceram pra mim quando eu tinha 6 anos. Não precisava de muito pra me divertir e ficar leve, já na fase adulta tem sido um pouco diferente ... mas a história é uma instância dinâmica e nunca poderia voltar naquele tempo....e a vida vai seguindo seu curso.


Feliz fico de relembrar meu passado colorido, no meu mundo, no mundo da minha imaginação! E ainda melhor, dividir com meus poucos e lindos amigos!




Já que não deu pra tratar de todos os meus discos preferidos e influenciadores, segue a foto de alguns.


3 comentários:

  1. pow, eu cantava olhar 43 e, posso dizer, já ñ era tão criancinha assim. meu pai tinha esse LP e pra ser sincera, ñ faço ideia do que o motivou a comprar. no entanto, posso dizer q adorei a iniciativa dele. ah, o Cruise, que garota até os 15 anos ñ era louca por ele neh?! hehehe

    memorinhas muntxo legaizinhas fiota!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. ah, para, como que vc lembra tantos detalhes da infância assim hein? minha cabeça tem defeito ou a sua é super-dotada, um dos dois é verdade...

    mas vou dizer, eu já tinha ouvido essas histórias várias vezes, mas sempre em pequenas doses e nunca com tantos detalhes!

    por isso que dizem por aí: a gente pensa que conhece alguém... sempre me surpreendendo hein?! vou repetir o que disse da outra vez, pra ver se a sorte está do lado dos leitores do blog:

    posta mais um, posta!!!

    =*****

    ResponderExcluir
  3. Muito massa Babi, e concordo com o Julio: "minha cabeça tem defeito ou a sua é super-dotada, um dos dois é verdade..."
    Adoro seus posts bju

    ResponderExcluir