quarta-feira, 1 de julho de 2009

Coletivo?

Há mais ou menos um mês vivi na pele, de forma direta e constrangedora o quanto nosso transporte público é "podre".
Pago meia passagem, pois como estudante tenho esse direito, logo, utilizo um cartão que possui um chip e nele meus créditos e dados de cadastro. Foi justamente esse cartão o estopim da bomba.
Serei bem rápida...Quando peguei o ônibus para a Universidade, na hora de passar na catraca meu cartão não passou, o cobrador insistiu uma vez apenas e mais uma vez o cartão não passava, com isso ele - o cobrador - perdeu a paciencia e jogou os cachorros em cima de mim e como eu também não estava nem um pouco satisfeita com toda aquela celeuma também soltei os cachorros!
Em linhas gerais conclui: Que, primeiro, a qualidade tanto dos cartões quanto das catracas eletronicas são baixissimas; segundo, todos os ônibus da empresa piedade (cidade de maceió principalmente) são os que mais me causam constrangimento, ou seja, grande frota, pouca manutenção; e por último, o pior de tudo isso é o trabalho cansativo exercido pelos cobradores e pelos motoristas das linhas. O cidadão passa mais de 7 horas sentando numa função desgastante, contando dinheiro (pra encher os bolsos dos empresários monopolistas), ouvindo desaforos, sofrendo de violência (assaltos), é mal remunerado e ainda tem que pagar pelos referidos assaltos! Eu relevei altamente o stress do cobrador depois destas conclusões.
Então, o problema do nosso transporte coletivo está além do aumento da passagem, da falta de conforto nos mesmos, está principalmente nas condições de trabalho dos assalariados deste transporte. Enquanto os donos de empresa enricam (às custas desse trabalhador), exploram e monopolizam o sistema de transportes municipal.

Quanto a nós - passageiros - devemos protestar, pois o cartão não tem durabilidade e você ainda tem que pagar 16,50 por uma segunda via, mas para isso você também tem que ir a uma delegacia fazer um BO para poder tirar esta segunda via, além de enquanto ela não chega, pagar 2,00 quando precisar andar de ônibus. E os nossos direitos, onde estão? A mercê de joguinhos políticos nada honestos.


Abra o olho!

2 comentários:

  1. li primeiro, comento primeiro... ^^

    mais um post bastante lúcido... não é segredo para ninguém que em muitas cidades brasileiras, das quais Maceió faz parte, existe um cartel dos empresários de transporte coletivo, que faz acordos sujos com as prefeituras. O resultado são: não há licitação para novas empresas, não há fiscalização da qualidade do transporte (por outro lado a perseguição dos chamados Alternativos não tem limites), muito menos do preço das passagens... e há quem diga que não é necessário lutar pela melhoria do transporte coletivo... pois vamos à luta sim!

    ResponderExcluir