terça-feira, 25 de agosto de 2009

MAQUIAVÉLICO?


Niccolò Machiavelli (Nicolau Maquiavel), fundador do pensamento e da ciência política moderna. Muito jovem iniciou sua vida pública aos 29 anos de idade como Chanceler em Florença, onde permaneceu por 14 anos. A partir dessa função o jovem e erudito Maquiavel, começou a observar o comportamento de algumas grandes figuras da época. Dái então, o desencadeamento de suas teorias estratégicas, cujas quais eram mal interpretadas, o que levou, então, a criar o termo "maquiavélico" usado perjorativamente; termo esse usado até os dias atuais.


Mas então, o que seria o maquiavelismo de Niccolò? No contexto do século XVI (século da renascença), onde seus país encontrava descentralizado politicamente, num estado despótico de caos e desordem, Maquiavel escreveu sua principal obra O príncipe, obra essa considerada um "manual de política", pois era, pra ele, a partir de um principado que se encontraria a verdadeira ordem, a centralização do Estado.


Pouco se poupava para se legitimar o poder do príncipe, este uma vez conquistado , poderia usar de toda a força para se manter no mesmo. Daí então a velha e famosa frase: "Os fins justificam os meios" .


"Tendo o príncipe necessidade de saber usar bem a natureza do animal, deve escolher a raposa e o leão, pois o leão não sabe se defender das armadilhas e a raposa não sabe se defender da força bruta dos lobos. Portanto, é preciso ser raposa, para conhecer as armadilhas e leão, para aterrorizar os lobos."


Temos então que levar em consideração a melhor das intensões deste pensador?! Que queria acima de tudo para que se conquistasse a ordem de seu país e garantir uma melhoria na vida daquele povo. Mesmo que, para isso seu Rei tivesse que usar de estratégias duvidosas e ardilosas. A verdade é que há muitas versões para a história de Nicolau Maquiavel...


...Tire você mesmo suas próprias conclusões....Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário