sábado, 30 de julho de 2011

A PUREZA PUERIL ETERNA


Era primavera...


Penélope tinha fixação pelas estrelas e pela lua, o sistema solar sempre chamou sua atenção nas aulas de geografia. Todos os fins de tarde ela estava lá, sentada na varanda do apartamento que morava olhando o sol se pôr e esperando a primeira estrela cintilar. Acontece que em dias de chuva, ela se entristecia, pois não via o sol se pôr nem tampouco alguma estrela no céu brilhar.

Numa dessas noites chuvosas, Penélope sonha com algum tipo de ser mágico, que lhe aparecia e perguntava se ela tinha algum desejo que gostaria de realizar!

Prontamente ela disse:
- Gostaria de ter o Sol e a Lua para mim...

o mágico, encucado com aquele pedido, pensou, andou de um lado para o outro e pediu um tempo a pequenina para ver as possibilidades de lhe conceber o pedido.

Penélope, franziu o cenho, mas não poderia ficar de birra com alguém que poderia realizar um sonho. Aceitou esperar...

Enquanto esperava, Pê resolveu observar o tempo, e notou q as noites não tinham lua, epenas estrelas e que o sol não raiava durante o dia. Curiosa para saber o motivo, o mágico retorna e lhe responde:

- estava tentando encontrar um jeito de fazer o sol e lua estarem juntos. Afim de satisfazer seu desejo, enquanto isso, eles não poderam iluminar a noite nem clarear o dia."

Ela prontamente entendeu a justificativa do mágico e arregalou seus pequeninos olhos castanhos e perguntou:

- Mas, finalmente encotrastes o jeito de realizar meu desejo?

O mágico, com olhar desapontado lhe respondeu:

- minha cara, pequenina Penélope, descobri que jamais poderei realizar teu pedido!!

Ela, mais desapontada ainda pergunta o motivo e ele responde:

- Você, pequenina, apesar da admiração por ambos elementos, infelizmente, jamais poderá ter os dois, pois o sol através da eternidade, num dia decidiu não compactuar mais com a lua, que por sua vez não entende esta posição da estrela. E mesmo, sendo você a intermediadora desse possivel contato, o sol se recusa

fazer parte do msm espaço q a lua. Sendo assim, vc pode optar: ou fica com a lua ou com o sol, com os dois não pode ficar.

Penélope, com um nó que lhe estendeu da garganta ao estômago não consegue entender qual a dificuldade do sol para unir-se a lua...e de sopetão acorda do sonho, que para ela estava mais pra pesadelo. Com os olhos marejados de lagrimas, levantou-se da cama e correu para janela do quarto e notou o sol, rapidamente abriu um sorriso e pensou:

- se é pra que o mundo receba estes raios brilhantes no dia, que o sol mantenha sua posição diante da lua, quem sou eu para querer impedir seu curso natural?!

E vejo que não posso, por hora, querer unir a mim, ambos elementos. Que cada um siga o curso que escolheu!

Um comentário:

  1. tadinha da Pê... mas por mim, nos dias de 30°, ela bem que podia levar o sol embora! hehehe...

    gostei muito da leitura! =*

    ResponderExcluir