domingo, 5 de agosto de 2012

Outros tempos outros tempos outros tempos...



Estou eu, aqui, tarde de domingo, uma pilha de coisas pra estudar, mas escrevendo no blog q ng lê, mas que eu gosto de escrever. A trilha sonora é Silverchair, banda australiana que pouco têm se ouvido falar nos últimos anos. Pois bem, tal banda me trouxe nostalgia de tempos bons, mas tempos não tão fáceis da minha pré-adolescencia (fim dela). É, minha adolecencia foi algo que me fez chegar a fase adulta mais cedo, mas sabe, não reclamo disso, sobrevivi e não foi à base do leite com pêra. Mas indo ao que me interessa nesse post, o som do rock grungeado do silverchair que ativou o meu plugin memorial, me fazendo comparar tempos antigos (pra mim 1995 é antigo) aos tempos atuais. Vamos ver como!
Quando digo antigo, me refiro principalmente a tecnologia e às formas de chegar até ela, o acesso. Visto que tudo concernente a informática em menos de dois anos...o que? Dois anos? Menos de um ano já é ultrapassado.Efêmeridade master! Imagina de 1995 a 2012...dinossauros noventistas!! Então, me dá licença, comparação!
A faixa que toca nesse exato momento é "Tomorrow" do albúm "Frogstomp" de 1995, nesse mesmo ano eu tinha 11 anos (lembrando que hj tenho 28). Antes, se bem me lembro, o meio de se obter musicas, nem lembro se o mp3 era recorrente (os mais sabidos no assunto me ajudem), mas sei que um dos sites onde poderiamos TENTAR baixar algo sem precisar pagar, era o Napster (aos bebês daquele ano, google ativar), e pra baixar no tal site era preciso ter um pc com internet. E eu, filha de mãe solteira, criada apenas por ela, vc acha q ia ter condições de ter um pc em 1995, sem casasbahia, insinuante ou 10x no cartão? Não. Então, imagina a agonia da teenager, pra ter o cd da banda.
Pirataria em Maceió, terrinha onde cresci e fui criada, era coisa do underword/ground mesmo, pelo menos os locais onde eu costumava bater perna não se via (não como hj), o jeito era comprar o CD original da banda do coraçao, é, do coração, pq qualquer outra coisa diferente do ídolo era puro luuuxo, a grana não dava (isso qdo dava pra comprar da banda do peito). Sacou o drama? Então como eu fazia? Rádio mode on...foi a fase que mais ouvi rádio na minha vida, até os 14 anos...fita k-7 virgem era muito mais barato que cd original. Funções REC+PLAY vadiavam no som de casa. E eu tinha fita viu! nossa, muitas! Pra dizer a verdade, eu vim ter som com drive de cd aos 14 anos, e sabe que hoje eu acho isso sensacional pq minha mãe era portadora de uma coleção invejável de vinis! Uh, eu cresci ouvindo milli vanilli, Bon Jovi, Tina Tuner, Led Zepellin, Debbie Gibson, RPM, uma pah de artistas muito bons, enfim, papo de post antigo (veja aqui: http://babiparoles.blogspot.com.br/2010/09/trilhas-de-uma-infancia-bem-vivida.html), enfim, aprendi a me virar e me orgulho de toda a carga que adquiri naquele tempo, conheci n sons, estilos, comprava revistinhas onde tinham em suas capas as bandas daqueles vinis, me virei e ainda aprendi pra dedeu!
Ai comparemos...

Hoje, eu, Babi Suell tenho mais de 130 cds, resgate dos tempos em que tive que trabalhar pra poder comprar na Word rock, Carpathian, bompreço magazine, americanas, e outra loja (q não recordo nome) que logo veio a fechar no finado shopping Iguatemi, lojas únicas que TINHAMOS chances de encontrar algo do meio alternativo. Agora, no século XXI, cascavio tudo que é site de download, teve SHARE no nome, estou lá (nem faço ideia do tamanho da minha pasta de músicas no PC)! É a realidade de toda essa new generation, facilidade de acesso. Mas claro, ainda podemos encontrar quem ainda não pode ter acesso tão facilmente assim. Mas, em se comparando aos tempos noventistas, não precisa ser rico pra ter um computador e mt menos internet. Vemos tbm em toda esquina uma barraquinha de dvd pirata, aquele que a gente recorre despreendido de qualquer fanatismo pra ter algo original, que convenhamos a arte anda cara atualmente, aliás sempre teve; Os pirateiros são, mts vezes, a saída (discussão sobre pirataria a gente deixa pra um outro post, ou não).
Hj, temos lojas americanas vendendo ACDC por 20 mangos, bandas e cantores classicos por 9,90. Ai isso na minha adolesceeencia!!!! Temos DVD's de shows por 12,99!!! Poata...ta reclamando de que? Tá mais fácil ou não tá? Eu vim poder comprar um cd do Silverchair em 1999 o Neon Ballroom, com 15 anos de idade, qdo comecei a trabalhar. E hj, minha irmã de 13 anos ja tem ipod. Pode?! E assim caminha a humanidade encurtando os prazos de validade....
Hoje, eu tiro bom proveito de tudo q vivi, mesmo adquirindo tecnologia de "ponta" um pouco mais tarde que qualquer coleguinha rico de tempos atrás, aprendi a usar computador sozinha, olhando fulano e sicrano mexendo, e acredite eu sei fazer coisas que as vz at eu me pergunto como fiz! Conheço bandas que nem existiam mais qdo nasci, e a tecnologia, a que tinha ao meu alcance na fase de ápice congnitivo, foi grande parceira. Olha, eu me viro viu!
Então, o que podemos tirar de proveito desse post? O fato de explicar que o seu interesse, seu espírito é muito maior que a capacidade de aquisição material à quaisquer mercadoria. Saiba tirar proveito da sua criatividade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário