sábado, 15 de março de 2014

MOLHO VERMELHO ALTERNATIVO


Há 5 meses, aqui em casa, decidimos tornar nossa alimentação o mais funcional possível.

Como funcional?!

Inserindo temperos, grãos, farelos, vegetais e frutas, gordura boa no preparo das principais refeições do dia. Ou seja, além das funções nutricionais básicas, quando consumido, como parte da dieta habitual, produz efeitos benéficos à saúde. Porém, o molho de tomate aqui em ksa, embora pouco utilizado, ainda era os de pacote! Então, decidimos fazer o nosso proprio molho, sem aditivos quimicos, com qtde de sal e temperos a gosto.
MAS, os preços do fruto estão exorbitantes (de novo). Aqui em SP, no mercado perto de casa, tá custando até 9,99 o Kg.
Então, descobri uma  maneira alternativa de fazer molho vermelho, pra acompanhar qq massa e até carnes. Não é de tomate, mas olha, tem um efeito muito similiar e o gosto é delicioso. Contém cenoura, beterraba, e temperos diversos.
No quesito funcional, a cenoura contém betacaroteno que é bom pros cabelos, pra pele, pros olhos, dentes, gengivas... (Para maior aproveitamento do betacaroteno, é melhor consumi-los crus e com uma fonte de gordura como o azeite.)
Já a beterraba, tem uma porção de benefícios.

Na boa, ficou delicioso! Hj, o molho acompanhou panquecas de massa integral (outro dia posto aqui a receita). Ficou jóia!

PS: PRA QUEM FEZ CARA FEIA QUANDO VIU QUE TEM BETERRABA, EXPERIMENTE QUE VAI SE SURPREENDER COM O SABOR!


Tome nota da receita


2 colheres de sopa de azeite de oliva
3 cenouras, descascadas e cortadas em pedaços médios
½  beterraba grande, descascada e cortada em pedaços médios
½ cebola picada
2 dentes de alho picado 
1 colher de chá de vinagre de maçã ou de arroz
2 colheres de sopa shoyu
3 copos de água
1 colher de sobremesa de orégano seco
1 folha de louro
1 pitada de noz-moscada
2-3 colheres de chá sal marinho
½  xícara manjericão fresco picado + 1/4 de xícara para o final

Modo de preparo:Aqueça o azeite em uma panela de fundo grosso em fogo médio. Adicione a cebola e o alho e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 5 minutos, até que as cebolas fiquem translúcidas. Adicione a cenoura, a beterraba, a água, o orégano, o shoyu, o vinagre, a folha de louro, sal, manjericão e tampe a panela. Deixe ferver. Em seguida, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 30 minutos (se for em panela sem ser de pressão), até que os vegetais estejam bem macios.  Bata a mistura no liquidificador ou misturador da sua preferência e ajuste o tempero se necessário. Adicione a outra metade do manjericão picado e leve ou fogo por mais 5 minutos e sirva.


Abaixo, o resultado visual!



Nenhum comentário:

Postar um comentário