segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Manifesto contra a Criminalização do Movimento Estudantil da UFAL



É com muito pesar que viemos através deste instrumento comunicar à sociedade um triste fato que enquadra como criminosos os estudantes de nossa Universidade Federal de Alagoas.

O ano de 2007 ficou marcado pelos ataques à educação pública e pela resposta da mobilização dos estudantes. Em maio deste mesmo ano, o governo decreta o plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), que faz parte de um projeto global de Reforma Universitária imposta pelo imperialismo com o objetivo de privatizar a educação.

Estudantes contrários a esse projeto se manifestaram em todo país nas reuniões de Conselho Universitários. Na UFAL não foi diferente. A reunião da UFAL ocorreu em 10 de dezembro de 2007. Os estudantes solicitavam ao CONSUNI a realização de amplo debate com a comunidade acadêmica, garantindo a democracia para um assunto que altera significativamente a Universidade Pública deste país. A Reitora Ana Dayse, sem dó nem piedade, mandou os seguranças patrimoniais adentrarem à reunião. O saldo, vários estudantes e professores agredidos e em estado de choque.

Na mesma ocasião, estavam presentes vários estudantes, oriundos de Delmiro Gouveia, que se manifestavam a favor do REUNI. Estavam lá trazidos pelo vereador Edvaldo Francisco (PC do B) e pela Reitoria da UFAL, munidos de instrumentos musicais para exercer sua manifestação política. Ao passo que os estudantes da UFAL, considerados criminosos e violentos, estavam “armados” com apitos e narizes de palhaços.

Portando toda essa “munição”, os estudantes que se colocaram contra o REUNI, foram acusados de violentos e agressores dos seguranças da UFAL, por parte da Reitoria e seu grupo, inclusive pelo Sr. Edvaldo Francisco, que defendeu veementemente a segurança covarde da Universidade. Vale ressaltar que os estudantes de Delmiro Gouveia, que também se manifestaram na reunião, porém, eram favoráveis ao projeto, não foram (e nem deveriam ser!) punidos por nenhuma instituição.

A perseguição ao movimento estudantil já havia começado algumas semanas atrás. Estudantes de todo o país fizeram atos nos conselhos universitários de aprovação do REUNI. A reitora Ana Dayse, prevendo que aconteceria mobilizações na UFAL, nas reuniões que antecederam a reunião de aprovação do reuni, já tinha seguranças à paisana. Pós-pancadaria na reunião de aprovação, os estudantes fizeram uma vigília no hall da Reitoria. Lá continuou a perseguição. Desta vez, em plena Assembléia Geral dos Estudantes a Polícia Federal foi acionada pela reitora. A polícia com armas em punho, carros e sirenes ligadas, invadiu a Assembléia dos Estudantes. Por causa dessa vigília, 11 estudantes foram processados e julgados. Foi pedida a reintegração de posse do prédio da Reitoria. Outros estudantes também estão sendo processados administrativamente , o processo esse que ainda está em andamento.

Nós estudantes também denunciamos a Reitoria por abuso de autoridade. Aconteceu o esperado: o Ministério Público entendeu que houve “exaltação” de ambas as partes e arquivou o processo.

Porém, a denuncia encaminhada pela reitoria foi aceita e hoje pede a condenação dos «estudantes criminosos» Kyvia Murta, Lee Flôres e Flávio Falcão.

É assim que estudantes que defendem a Universidade devem ser tratados? Onde fica a democracia? Onde fica a liberdade de expressão? Liberdade de organização?

Essa perseguição ao movimento estudantil está no conjunto da repressão que o governo Lula tem feito aos que se posicionam contrários aos seus projetos neoliberais. A cena de violência sobre os estudantes foi vista com freqüência nos episódios de aprovação do REUNI por todo o país.

Os estudantes lutaram pelo Direito à Educação Pública e de Qualidade, e agora precisam Lutar pelo direito de se organizar e em defesa da democracia!

PELA RETIRADA IMEDIATA DO PROCESSO CONTRA OS ESTUDANTES KYVIA MURTA, LEE FLÔRES E FLÁVIO FALCÃO!

CONTRA A CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS!


BASTA DE ATAQUES À LUTA DOS ESTUDANTES DE TODO O BRASIL!


EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DA LIBERDADE DE ORGANIZAÇÃO ESTUDANTIL E SINDICAL!

Moções de apoio: emdefesadosestudant es@gmail. com
Moções de repúdio: ascom@reitoria. ufal.br / ascomufal@gmail. com

Um comentário:

  1. Estes sãos os companheiros que lutaram e conquistaram muitos dos direitos q usufruimos na UFAL...

    Da luta não devemos nos retirar! APOIADOS

    ResponderExcluir